Como homologar o uso de boletos bancários

Passo 1 – Certificar-se de ter tudo configurado e funcionando

O primeiro passo é ter configurado a emissão de boletos corretamente e ter sucesso em gerar boletos pra impressão. veja o conteúdo a seguir para entender como configurar e como gerar boletos:

 

Feito isso, recomendamos testar com a emissão de 3 boletos, em valores diferentes (exemplo: 4,22 /4,99 / 5,44) com datas de vencimento considerando  que 1 deve ter data de vencimento no mesmo dia da emissão, para que seja homologado a questão de juros e multa por atrasado (no caso quando for tentar pagar no dia posterior). Os outros dois podem ser de qualquer data posterior. De preferencia use pelo menos 2 clientes diferentes, um PF e outro PJ, afim de homologar que em ambos os casos os boletos sejam registrados e validados.

Guarde esses 3 boletos para impressão e pagamento posterior (ou via seu código de barras).

Passo 2 – Gerar, baixar e enviar lote para o banco

Passo 3 – Pagar e esperar

Passo 4 – Processar o retorno do banco

Depois dos passos anteriores concluídos, é hora de homologar os retornos, ou seja, baixar o arquivo de retorno (RET) do banco, que deve conter a informação dos boletos baixados (recebidos/pagos). Isso deve fazer com  que as contas a receber, na forma de pagamento boleto, sejam baixadas, confirmando assim a quitação do cliente e encerrando o fluxo dos boletos gerados no passo 1. Veja conteúdo a seguir sobre como processar um arquivo de retorno bancário de boletos (lote):

Boleto retorno – como importar, confirmar e baixar boletos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *